sexta-feira, 16 de março de 2012

Nova timeline das brand pages no Facebook

Timeline do Facebook já está disponível também para as páginas de fãs. Confira quais são as novas regras e o que pode mudar – ou não – com esse novo recurso.

Exemplos de timelines de marcas americanas (Foto: 
Reprodução)Exemplos de timelines de marcas americanas (Foto: Reprodução)

1. Foto de Capa
Assim como nos perfis pessoais, a Timeline das marcas conta com uma foto de capa. No entanto é proibido por regra inserir preços, descontos, frases persuasivas, botões com links, endereço, telefone e email de contato.

2. Milestones
As postagens, as fotos e as informações sobre personalidades, marcas ou empresas que foram postadas até o momento serão categorizadas por ano, formando a linha do tempo. De acordo com o Facebook, esse recurso promete aproximar ainda mais o consumidor da marca pelo fato dele poder checar informações antigas da empresa e conferir os seus bastidores.

3. Layout
O menu do lado esquerdo da página foi extinto, permitindo que as informações fiquemm concentradas embaixo da foto de capa. Somente as três últimas atualizações da marca ficam visíveis. Desta forma, os usuários terão que expandir o menu para ver todo o conteúdo da fan page.
As empresas terão que verificar nas ferramentas analíticas, quais são as páginas mais visitadas pelos usuários, para poder definir quais informações deverão estar em destaque nas três caixas disponíveis.O Facebook recomenda que as marcas aliem os objetivos da empresa e a popularidade de cada conteúdo.

4. Página Principal
No layout tradicional é possível escolher qual será a página principal de acesso. No entanto, esse recurso não está disponível na nova Timeline. A página principal geralmente é formada por aplicativos de terceiros que são importados à rede social, mas agora o usuário será redirecionado para o feed de notícias. Desta forma, as marcas e empresas deverão investir em otimizações em seus murais.

5. Postagem de Conteúdo
Outro novo recurso da timeline é o “PIN”, que permite deixar postagens específicas no topo do perfil. No entanto, somente é permitido apenas um PIN por perfil, e as mensagens ficam no topo por no máximo sete dias, juntamente com uma pequena bandeira alaranjada, símbolo que representa o recurso.
Todavia, após sair do topo, a mensagem continua no local de origem na linha do tempo, sem ser anunciado como modificação no feed de notícias. O Facebook sugere que esse recurso seja utilizado para chamar os usuários para uma promoção ou anunciar algo relevante que tenha acontecido com a empresa.

6. Configuração de Aplicativos
O layout tradicional do Facebook possui uma configuração de 520 pixels de largura em tela cheia, porém, na Timeline, passa a ser 810 pixels em tela centralizada. As empresas deverão atualizar todos os tamanhos dos aplicativos e redimensionar imagens para que o conteúdo seja visualizado corretamente.

7. Mensagens privadas entre empresas e consumidores
Para evitar que marcas e empresas se cadastrem na categoria de perfis pessoais, as fan pages contam com o “inbox”, no qual é possível enviar e receber mensagens privadas ou realizar bate-papo.

Esse recurso permite um atendimento personalizado ao consumidor, podendo dispensar o contato via telefone ou e-mail, dependendo do treinamento realizado pelas empresas para o bom funcionamento do mesmo.

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