Diversas ferramentas de monitoramento das redes sociais surgiram ao passo que a comunicação entre estes dois mundos aumentava, assim como a quantidade de agências e empresas que dispõem de softwares e métodos, que possibilitam "mensurar" a reputação online das marcas. Segundo Alessandro Barbosa Lima, CEO daE.Life, hoje é possível comprar um software de monitoramento de redes sociais por cerca de US$ 600, porém, estes programas não trazem uma análise de dados coletados e, muito menos, desenvolvem estratégias de negócios baseadas nos resultados e objetivos das empresas. "É necessário haver um cruzamento de dados, além de métodos para criar um relatório relevante e, em cima dele, bolar uma estratégia focada em inteligência", comenta.
O problema é que este tipo de serviço, que oferece, além do software, uma análise interpretativa dos dados e um planejamento estratégico, acaba se focando em empresas de grande porte, que dispõem de dinheiro suficiente para a contratação de grupos especializados. Já pequenas empresas podem contar com serviços gratuitos de monitoramento do ambiente social. Com eles, é possível entender como é a percepção da sua marca diante do público, acompanhar seus concorrentes, conhecer melhor seus próprios clientes, além daqueles outros que podem vir a ser parceiros. A diferença é que haverá um trabalho maior para entender as métricas utilizadas por cada produto e como cruzar as informações para se obter um resultado relevante e esclarecedor.
Na própria E.Life, existem dois serviços gratuitos que funcionam como aplicativos dentro das redes sociais. O Tweet Opinião, por exemplo, cria enquetes para o Twitter, que podem ser respondidas através de múltiplas escolhas e podem ter data de expiração. O Tweeli funciona como um chat dentro do Twitter e pode ajudar as empresas a criar um relacionamento mais estreito com os consumidores. Já outros serviços como o Trendistics, busca pela palavra e cria um gráfico em tempo real, mostrando quantos tuítes mencionaram o termo nas últimas horas. E o Hashtags segue o mesmo esquema, porém o filtro se baseia apenas em hashtags.
Outros serviços gratuitos, o Tweet Beep e o Twilert, enviam emails de alerta cada vez que uma certa palavra ou termo, escolhido pelo usuário, é postado no microblog. Além desses, ainda tem o Twitrratr, que busca menções de um certo perfil e as classifica em menção positiva, neutra ou negativa, e o Tweet Stats, que também cria gráficos mediante as suas estatísticas de mensagens enviadas, recebidas, menções e retuítes. Para o Twitter ainda exite o Klout,Peer Index, Twitalyzer, Twitaholic, Tweet Rank entre outros.
Também existem serviços gratuitos que analisam termos, palavras e menções em toda a internet, ou seja, podem ajudar a descobrir mais informações dentro do Facebook também, já que a rede social não conta com bons serviços gratuitos. São eles: Topsy, Google Trends, Compete e Blog Pulse. Entre os serviços pagos e, o mais importante, brasileiros, que vão entregar relatórios em português, existem o Social Media Monitor, PostX, Scup,Sharing for Social, Live Buzz, Seeker e SismoWeb e E.life.
Agora não tem mais desculpas para não inserir a sua empresa no mundo das redes sociais. Acesse, experimente e decida qual serviço te entrega a melhor solução.
Se tiver mais sugestões, deixe nos comentários!
Fonte: Olhar Digital
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